quinta-feira, junho 12

Salame de Cocolate

Tenho um pequeno amigo que tem estado doente e há uns dias atrás decidiu que ia passar a comer salame de chocolate. por isso fui a procura de uma receita de salame que me parecesse bem. Encontrei esta e pareceu-me bem pois dizia que era do tempo do Chef Silva, o que me fez lembrar os meus tempos de criança e me fez acreditar nesta receita. Apesar de uma ou outra alteração.

Para ser sincera, foi algo que nunca fiz pois das poucas vezes que provei pareceu-me sempre uma bomba de chocolate e nunca fui capaz de comer uma fatia inteira. Sim por incrível que pareça gosto de fazer doces, mas não os como só provo e saboreio... Esta fatia, apesar de pequena deu-me vontade de comer outra... só não comi mais porque este já tinha dono ;)



Salame de Chocolate

1 Pct de bolacha Maria
100 gr. Manteiga sem sal
100 gr. Açucar granulado
50 gr. chocolate em pó
50 gr. cacau em pó
1 ovo

Parta as bolachas apertando-as nas palmas das mãos e reserve.

Na taça da batedeira bata o açúcar com a manteiga e quando obter uma pasta homogenea esbranquiçada junte-lhe o ovo.

De seguida  junte o chocolate e o cacau, e depois junte-lhe as bolachas partidas. Mesmo que não as tenha partido em pedaços muito pequenos a batedeira fará o resto.

Estenda um folha de papel aluminio, com a parte mais brilhante virada para cima, regue com um pouco de vinho do Porto e deite a mistura. Enrole e faça um rolo fechando os cantos como se fosse um rebuçado.

Coloque no frigorifico, pelo menos 2 horas.

Bom Apetite!!

quarta-feira, junho 11

Artic Roll

No outro dia vi esta receita e, como sempre, tive de a ir experimentar.

Aproveitei que tinha cá pessoal para o jantar para experimentar e provar. Eles pelo menos aprovaram. Não ficou uma única fatia para contar a história.



Para o gelado só precisei do tempo de o trazer para casa para que ficasse no ponto de conseguir moldar o rolo.Despejei o gelado, que já estava mole para uma folha de papel vegetal e enrolei como se fosse um rebuçado. Depois coloquei no congelador para voltar a ficar com a consistência devida.

Quanto ao doce decidi-me por um que encontrei um destes dias num hipermercado, de cereja com gengibre. Quem me tem seguido já percebeu que eu tenho uma certa queda para tudo o que tenha gengibre...

Aqui fica a receita:

Artic Roll

1 lt. gelado de Baunilha
100 gr. açúcar granulado
4 ovos
100 gr. farinha sem fermento
1 colh. chá fermento em pó
200 gr. de doce

Corta-se uma folha de papel vegetal.
Bate-se o gelado na batedeira, por forma a torná-lo maleável e deita-se rapidamente na folha de papel. Embrulha-se e  rola-se para moldá-lo. Fecham-se as pontas como se fosse um rebuçado e coloca-se no congelador até ser hora de usá-lo novamente.

Bate-se o açucar com os ovos a alta velocidade, até triplicar de volume. Peneira-se a farinha com o fermento e envolve-se. Deita-se num tabuleiro previamente preparado com uma folha de papel vegetal . Vai ao forno a 180ºC por 10 a 15 min.

Depois de tirar o tabuleiro do forno salpica-se com um pouco de açúcar em pó e coloco outra folha de papel vegetal por cima  e a grelha do forno para virar o bolo. De seguida  posso retirar a folha na qual foi ao forno. Espalha-se o doce na massa e reserve.



Quando estiver preparado para servir a torta coloca-se o rolo de gelado numa das pontas e enrola-se para formar a torta.

Coloque numa travessa e vai a mesa.

Bom Apetite!!!