quinta-feira, julho 24

Pézinho de Porco de Coentrada

Quantos de vós sabe que eu fui passar o fim de semana a Alter do Chão com os meus Lobitos?
Na visita da Casa do Alámo, vi umas receitas, e não seria eu se não tirasse as fotos das mesmas...

Ontem fui ao talho ver se conseguia arranjar os ditos pézinhos de porco e o rapaz perguntou-me: "pézinhos de porco ou de leitão?" Ora, está visto que pedi os de leitão!!

Hoje experimentei fazer, convidei a minha prima (provadora oficial) para vir jantar e não sobrou nada no tacho ... recomendo se gostarem desta peça do porco.

Aqui fica a receita original,fiz-lhe algumas alterações das quais vos dou conta. Façam como eu, quando forem ao talho peçam os pézinhos do leitão. E não se deixem enganar pelo cheiro que fica quando se abre a panela de pressão. Eu quase que o fiz...

O pão que usei foi o Alentejano que pedi na padaria que cortassem e pus debaixo da grelha do meu forno pequeno, por 5 min, a 250ºC.  Contei com 2 fatias para cada pessoa. E quando foi de misturar a farinha com o vinagre usei uma chavena de chá da água de cozer os pézinhos, para além do caldo que deitei no tacho.

Sim, eu sei que não tem lá muito bom aspecto


Pézinhos de Porco de Coentrada

8 pézinhos de porco
8 dentes de alho
sal
Folhas de 2 ramos de coentros
100grs. de banha
1 folha de louro
3 colh. sopa de farinha de trigo
2 colh. sopa de vinage
fatias de pão

Abra os pézinhos de porco ao maio e tempere-os com sal.
Depois de os limpar do sal, coza-os muito bem na panela de pressão durante 30 minutos. Num tacho coloque o alho, sal, os coentros e a banha e leve a alourar. Nesta altura deite o louro e os pézinhos, deixando que se envolvam bem. Deite um pouco de água onde cozeram os pézinhos e junte as 3 colheres de sopa de farinha de trigo dissolvidas em 2 colheres de sopa de vinagre. Tempera-se a gosto e mistuam-se os pézinhos, deixando ferver. Depois de apurar um pouco, sirva com pão e vinho alentejano.