quarta-feira, maio 7

Puré de Batata Doce

Eu adoro batata doce. Como batata doce cozida, assada, frita e em puré! Por regra o puré é aquele puré tradicional... batata cozida e depois feita em puré, simplesmente.
No outro dia vi o Jamie Olivier fazer uma mistura que me pareceu bem. Ontem para o jantar, a acompanhar a perna de perú que fiz no forno, decidi ir comprar umas batatas doces para experimentar.

Ficou uma delicia, apesar de eu não ter conseguido cozer as batatas o suficiente no  micro-ondas. Receita a repetir muitas vezes cá em casa.

Puré de Batata Doce

1 kg de batata doce
1 lima
2 malaguetas 
1 molho de coentros
azeite
sal
pimenta 
2 colh. sopa chutney de manga
1 colh sopa de molho de soja

Colocar a batata doce descascada dentro de um saco com a lima cortada ao meio, fechar e colocar no micro-ondas por 16 min (ou cozer num tacho)
Picar as 2 malaguetas,juntar os coentros e continuar a picar, junta-se azeite, o sal e a pimenta a gosto. Continua-se a picar agora juntando o Chutney de Manga e o molho de soja.
Cortam-se as batatas por cima deste picado e quando já estiver bastante cortado esmaga-se com a faca.

OPÇÃO: eu não tinha Chutney de manga e decidi utilizar um molho agridoce que comprei há uns tempos no LIDL.




Snack - Bolinhas de Aveia

Para aqueles momentos em que sentimos fome e precisamos de algo para metermos na boca mas sem que nos sintamos culpados de estamos a comer... Este post é dedicado a uma amiga que me incentivou a tentar esta receita que tinha na gaveta há uns tempos!!

Gostarem ou não depende de vocês. Do vosso gosto pelos elementos que compõem este pequeno snack. Podem tentar substituir a Aveia por arroz tufado que também deve ficar muito bom!! Eu tinha Flocos de Aveia e foi isso que eu usei :)

Bolinhas de Aveia

150 gr de Aveia
75 gr de Coco ralado
100 gr de Alperce/pêssego seco
90 gr de pistachios
125 gr de Manteiga de Amendoim
150 gr de Mel
1 colh de chá de extrato de Baunilha


Pesar todos estes ingrediente para uma taça e mistura-se  muito bem.
Fazem-se umas bolas de tamanho igual e passam-se por sementes de sésamo levemente tostadas.
Conservam-se numa caixa hermética emlocal fresco e seco ou no frigorífico.



segunda-feira, maio 5

Spiced Apple Chutney

Não sei se sabem mas eu sou dirigente do Corpo Nacional de Escutas e antes do Natal voltei para casa de um acampamento com os restos da fruta  (3 Kg de maçãs) que os meus Lobitos não comeram porque entretanto uma das crianças fazia anos e os pais apareceram com um bolo para eles comerem ao lanche (devidamente autorizados, não pensem !!  LOL ) .

Depois de 2 ou 3 dias a pensar o que havia de fazer com tanta maçã alguém me sugeriu de fazer um chutney. Algo que cá em casa existe sempre para pôr à mesa.

Ainda comprei uns frascos e coloquei umas etiquetas personalizadas e foi a minha prenda de Natal para alguns dos meus amigos ;)

Hoje lembrei-me de partilhar a receita convosco pois todos os que tiveram a sorte de ficar com um frasco falaram muito bem do recheio.




Spiced Apple Chutney

225 gr de cebolas picadas
1 kg de maçãs descascadas e cortadas
150 gr de sultanas ou tâmaras
2 colh. chá coentros em pó
2 colh.chá de paprika
1 colh chá de açafrão
1 colh chá de cominhos
2 colh chá de açucar granulado
425 ml de vinagre balsâmico

Colocam-se todos os ingredientes num tacho e deixe levantar fervura lentamente até que o açucar dissolva.
Deixe em lume médio, mexendo de vez em quando a fim de impedir que a misture pegue ao fundo do tacho, por 1 1/2 - 2 houras, até conseguir desenhar uma linha no fundo do tacho.
Deite em frescos esterilizados,deixe arrefecer e feche.
Guarde num local escuro e  fresco por 2 ou 3 meses antes de consumir.


Etiqueta sacada da net