sábado, abril 5

Medidas...



Não vos acontece de vez em quando encontrar uma receita que diz 12 colh. de manteiga, ou 45 gr de leite?


Como é que se sabe, exactamente, quanto é 1 colh. de manteiga? Não é a mesma coisa que medir 1 colh. de açucar... mas aqui fica um link, que me foi enviado por uma das minhas primas, com um conversor espectacular que passei a ter como um favorito. Tirem proveito como eu faço!



http://www.traditionaloven.com/conversions_of_measures/butter_converter.html



Torta Japonesa

Quem gosta de fazer tortas? Eu gosto imenso... principalmente se forem estas Tortas Japonesas

Foto retirada da net - esta é a torta que quero fazer no próximo Natal

Torta Japonesa 

Massa de gemas
6 gemas
20 gr açucar
60 gr leite
45 gr óleo
100 gr farinha sem fermento
15 gr de farinha milho

Massa de claras
6 claras
70 gr açucar

Bata levemente a gemas com as 20 grs. de açucar, adicione o leite e o óleo e misture bem. Acrescente as farinhas e incorpore bem. Retire 30 gr. desta massa para lhe juntar os corantes necessários ao desenho que pretende.
Bata as claras e o açucar. Calcule o que vai ser necessário para o desenho que quer e separe (Eu retirei o equivalente a 1/3 chav).
Bata as duas partes separadas e coloque em sacos de pasteleiros com os bicos necessários.
 No tabuleiro do forno coloque o desenho que pretende por baixo de uma folha de papel vegetal e va fazendo o desenho às camadas.
EU utilizei primeiro o saco de pasteleiro com preto com um bico nº1 para delinear o laço. Coloquei no forno, pré-aquecido a 180ºC,  por 1 min. depois usei o vermelho por cima do preto. ( pode-se borrar o delineado to excepto o exterior) voltei a colocar no forno por mais 1min.
Por fim deitei toda a mistura da massa de gemas com as claras para fazer a torta e deixei cozer no forno por 12-13 min.
Deixe repousar num tabuleiro de rede até esfriar completamente.
Usei um pacote de natas de bater para fazer a quantidade de chantilly que queria e uns morangos cortados em 4 para o recheio.
Enrola-se e este é o resultado final da minha torta.













sexta-feira, abril 4

Recheio de Caramelo Salgado

Descobri esta receita de caramelo salgado e sou capaz de comer até com uns crepes... e eu não sou gulosa...

Pode ser usado imediatamente depois de ser feito, mas eu prefiro deixá-lo no frigorífico por meia-hora.

Se guardado bem fechado pode durar até 7 dias no frigorífico.

Creme de Caramelo

1/4 chav. açucar granulado
2 colh. água
1/4 chav. natas de bater
1 colh.chá de extracto de baunilha
12 colh. sopa manteiga s/ sal, a temperatura ambiente
1/2 colh. chá de sal fino
1 chav açúcar em pó

Num tacho pequeno misture o açúcar granulado e a água e coloque ao lume, deixando levantar fervura. Deixe ao lume, sem mexer, até que a misture ganhe a cor de caramelo (6-7 Min)

Remova do lume e lentamente adicione a nata e a baunilha, mexendo sempre com uma colher de pau até ficar completamente macio. Deixe de lado até arrefecer, por aproximadamente 25 Minutes.

Na taça da batedeira combine a manteiga e o sal e bata até ficar suave e cremoso (3 min). Reduza a velocidade e acrescente o açucar em pó e bata até completamente incorporado.

Desligue a batedeira e raspe os lados da taça e acrescente o caramelo. Bata a uma velocidade media até o açucar ficar completamente incorporado. (2 min). Despeje para um recipiente e coloque no frigorico até precisar dele.

Bolo Arco-Iris

Em tempos vi um bolo com umas borboletas lá dentro... isto é quando se cortava o bolo a fatia ficava com uma borboleta.
Há umas semanas atrás um dos agrupamentos do CNE aqui de Almada pediu-me que lhes fizesse o bolo de aniversário e eu vi uma oportunidade para poder experimentar a técnica.

Deixo-vos a receita do bolo, que é óptma para aplicar os corantes com as cores que quisermos. Bom para o tradicional Bolo Arco-Iris ou para esta brincadeira

BOLO ARCO-IRIS
18 Colh. Sopa de Manteiga com Sal
4 1/2 Cháv. Farinha sem fermento
3/4 Chav. Natas p/bater
3/4 Chav. àgua
9 claras de ovo
1 Colh.sopa extrato de Baunilha Branca
1Colh. Sopa Fermento
2 1/4 Chav. Açucar
Corantes

Aqueça o forno a 180ºC. Borrife as formas com o . Disponha de 2 taças... numa, coloque as natas, a água, as clara e a Baunilha. Na segunda taça,peneire a farinha e o fermento.

Na batedeira, bata a manteiga com o açucar até ficar branca.  batendo a baixa velocidade vá juntando os conteúdos das duas taças. batendo sempre até ficarem bem incorporados.

Utilizando uma concha pequena divida a massa em tantas taças quanto as cores necessárias. Adicione o corante mexendo bem até adquirir uma cor que lhe agrade. Uma vez que as formas vão ficar com muito pouca massa leva muito pouco tempo a cozer. Coloque cada forma no forno à volta de 12 a 14 min.

Se for fazer o bolo Arco-Iris é só montar o bolo a partir daqui.

Se quiser fazer o bolo com desenho, arranje um cortador de bolacha com o desenho que quer e corte cada cor com o mesmo.


Bata mais uma dose de massa. Depois coloca um bom bocado da massa no fundo da forma que vai usar e começa a montar as "bolachas" cortadas lado a lado, até ter todo o espaço que pretende, ocupado.  No final deita a restante massa por forma a preencher os espaço vazios e a tapar as "bolachas".

Vai ao forno e deixe cozer por aproximadamente 45 min. Dependendo do forno pode levar menos ou mais tempo por isso aconselho a que vá controlando a cozedura verificando com um espeto.

Manga Verde

Nunca vos aconteceu comprarem uma manga que aparentava ser saborosa e que ao descascar se revelou estar verde ou não ter sabor??
A mim acontece-me de vez em quando, e então em vez de sobremesa passa a acompanhamento do que estiver para servir à refeição
.
É só cortá-la em tiras, deitar-lhe um pouco de sal e uma malagueta verde picada, por cima, colocar na mesa e saboreá-la...
... experimentem !!!